Publicações

A Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul – AJURIS, fundada em 11 de agosto de 1944, tem por finalidade estreitar a união entre os juízes do Estado e do País, intensificando o espírito de classe; patrocinar o conhecimento e a discussão de instrumentos de proteção e realização de direitos humanos; engajar os juízes na luta pela democratização interna e externa do Poder Judiciário, enquanto pressuposto para sua imparcialidade e independência e disseminar o princípio de que o acesso à justiça possui caráter da universalidade e como tal deve ser material e efetivo.

A AJURIS apresenta-se à sociedade consciente de seu papel histórico, mantendo-se fiel à filosofia marcada pelos ideais que traçam uma sociedade mais justa, sendo a legítima representante da magistratura do Rio Grande do Sul frente às grandes questões sociais, relacionadas à prática da cidadania.

Aliada ao exercício permanente do juízo crítico sob todas as instituições e não apenas ao Poder Judiciário, a AJURIS aceitou os desafios da sociedade. São exemplos disso a Escola Superior da Magistratura, a primeira do gênero no País, e a criação dos Juizados de Pequenas Causas, revolucionando o sistema de prestação jurisdicional. A participação nos Fóruns Sociais Mundiais e no Fórum Mundial de Juízes comprova que a entidade viabiliza alternativas priorizando o desenvolvimento humano e a superação da dominação dos mercados e das relações internacionais.

A primeira edição da Revista da AJURIS foi publicada em julho de 1974. As edições 01 a 131 (setembro de 2013) foram publicadas em formato impresso, sendo que a partir da edição n. 132, migrou-se para o formato online. Por ora, podem ser acessados pela via online os conteúdos das revistas a partir da edição 125 (2012). As demais edições brevemente poderão também ser acessadas de forma online, facilitando, assim, a divulgação de seu conteúdo aos nossos leitores.

ISSN 2358-2480 – Qualis B1

 

Outras Publicações da AJURIS:

– Revista MULTIJURIS Primeiro Grau em Ação, em conjunto com o Tribunal de Justiça do Estado do RS (Publicação Anual)

– Caderno de Literatura (Publicação Anual)

– Jornal da AJURIS

– Clipping (Publicação Diária)

– Boletim Eletrônico – AJURIS Informa (Publicação Diária)

– Informativo Social e Cultural (Publicação Semanal)

– Dicas Culturais (Publicação Mensal)

– Dicas Infantis (Publicação Bimestral)

– Boletim Administrativo (Publicação Mensal)

*************************************************

Revista da AJURIS

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Anais dos Congressos Estaduais de Magistrados – RS

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar