Com o objetivo de desenvolver um repositório de artigos e materiais sobre o Direito na área da saúde, o Núcleo de Estudos em Direito, Saúde e Bioética da Escola da AJURIS lançará no dia 18 de maio a plataforma digital Direito na Saúde. A iniciativa é uma parceria com a Unimed e vai auxiliar os magistrados que atuam com o tema. O evento presencial ocorrerá no auditório do Foro Central II de Porto Alegre, a partir das 17h30min.
O lançamento da interface também contará com palestras sobre a judicialização da saúde e os desafios do ensino e exercício da medicina. Segundo o desembargador Ney Wiedemann Neto, um dos magistrados que está à frente do projeto, a criação da plataforma surgiu devido a carência de materiais que poderiam auxiliar a pesquisa dos magistrados e demais operadores do Direito a respeito da área, com acesso fácil e organizado. “A proposta foi reunir todo o material possível disponível e gratuito para facilitar o acesso de todos a esse conhecimento, com o propósito de oferecer maiores elementos para a prestação jurisdicional de qualidade”, afirma.
Os materiais poderão ser acessados pelo site www.direitonasaude.com.br/app e por meio de um aplicativo disponível para smartphones do sistema Android e iOS. Para a diretora da Escola, Patrícia Laydner, o desenvolvimento da plataforma mostra a importância dos núcleos de estudo na interlocução com a sociedade. “Essa interface será muito útil para magistrados que trabalham na área da saúde, podendo também ser utilizada por outros profissionais do Direito”, destaca.
O evento de lançamento também poderá ser acompanhado ao vivo pelo Canal no Youtube do Tribunal de Justiça do RS.
Confira a programação completa: