Previous Next

Livro que trata sobre responsabilização da indústria do fumo é lançado na ESM

Em clima de descontração no saguão da Escola Superior da Magistratura (ESM), foi lançado na noite da última terça-feira (25/9), o livro Direito e Saúde – O caso do Tabaco.

A obra foi organizada pelo magistrado Eugênio Facchini Neto, pelo doutor e mestre em Direito pela UFRGS Adalberto Pasqualotto e pela doutora em Direito Civil pela UERJ Fernanda Nunes Barbosa.

Segundo Facchini, a obra foi feita para relatar os danos que o tabaco causa e os custos enormes ao Estado relacionados  ao combate às doenças do fumo.  “Mais de R$ 20 bilhões por ano são gastos com saúde em razão dos danos causados pelos fumantes. E arrecada-se, em termo de tributos, pouco mais de R$ 6 bilhões, ou seja, para cada um real que se arrecada, gasta-se três com tratamentos pelo SUS. Portanto, do ponto de vista econômico, é péssimo, pois o Estado gasta muito mais do que arrecada”, destacou.

 O magistrado relata, também, que antigamente não se aceitava a responsabilização  na justiça pela indústria do fumo, mas que esta realidade está mudando. “Os Estados Unidos, durante 40 anos, se recusaram em responsabilizar a indústria do fumo. E hoje já tem centenas de ações vitoriosas. E o livro explora esse aspecto e mostra como a questão está hoje nos Estados Unidos, no Canadá e na Itália”, afirmou.

A obra é dividida em partes. A parte técnica está relacionada à saúde, com os médicos mostrando todos os danos causados pelo tabaco. A parte mais jurídica, em primeiro momento do Direito Comparado, mostrando como a questão se coloca hoje no exterior, e depois com juristas convidados, analisando aspectos que costumam ser debatidos nos processos judiciais que envolvem a responsabilização da indústria do fumo.

A doutora em Direito pela PUC/RS Tula Wesendonck, que também é coautora da obra, participou da sessão de autógrafos. Prestigiaram o evento a direção da ESM, representada pelo vice-diretor, Roberto Ludwig, magistrados, estudantes de Direito, amigos e familiares dos autores. A obra, que conta com o apoio do CNPQ e FAPERGS, encontra-se para venda em livrarias e também pelo link https://www.travessa.com.br/direito-e-saude-o-caso-do-tabaco/artigo/1509f760-9bfa-489b-907b-5f9c04b7a7af

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

12/12/2018

ESM é sede de seminário sobre corrupção

Na manhã desta quarta-feira (12/12) foi realizada no auditório da Escola Superior da Magistratura (ESM) a cerimônia de abertura do 1º Seminário Gaúcho de Prevenção e Combate à Corrupção. 

22/11/2018

Encontro de juízes de língua portuguesa

A Escola da AJURIS recebe de 21 a 24/11 o evento internacional Fórum Juízes: Reflexão, Partilha e Redes Colaborativas, que reúne magistrados e juristas de oito países de língua portuguesa: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Portugal, além do Brasil. Na manhã de quarta-feira (21/11) houve a abertura no miniauditório. A organização do evento é da

14/11/2018

ESM recebe palestrante internacional

O professor espanhol da Universidade de Sevilha (ES)  David Sanchez Rubio ministrou, na manhã desta quinta-feira (14/11), a palestra Derechos Humanos Y Multigarantismo.

13/11/2018

Workshop Comemorativo à Justiça Restaurativa no Mundo

A Escola Superior  da Magistratura apóia o Workshop Comemorativo à Justiça Restaurativa no mundo.

09/11/2018

ESM realiza segunda edição do curso Constelações Familiares

Sob a coordenação da  professora Liane Busnello Thome, teve início, na tarde desta sexta-feira (9/11), a segunda edição  do curso Constelações Familiares.

08/11/2018

Coletivização e Unidade do Direito

A Escola de  Direito da PUC/RS promoverá nos dias 22 e 23 de novembro o I Congresso Internacional de Coletivização e Unidade do Direito.