Previous Next

Livro que trata sobre responsabilização da indústria do fumo é lançado na ESM

Em clima de descontração no saguão da Escola Superior da Magistratura (ESM), foi lançado na noite da última terça-feira (25/9), o livro Direito e Saúde – O caso do Tabaco.

A obra foi organizada pelo magistrado Eugênio Facchini Neto, pelo doutor e mestre em Direito pela UFRGS Adalberto Pasqualotto e pela doutora em Direito Civil pela UERJ Fernanda Nunes Barbosa.

Segundo Facchini, a obra foi feita para relatar os danos que o tabaco causa e os custos enormes ao Estado relacionados  ao combate às doenças do fumo.  “Mais de R$ 20 bilhões por ano são gastos com saúde em razão dos danos causados pelos fumantes. E arrecada-se, em termo de tributos, pouco mais de R$ 6 bilhões, ou seja, para cada um real que se arrecada, gasta-se três com tratamentos pelo SUS. Portanto, do ponto de vista econômico, é péssimo, pois o Estado gasta muito mais do que arrecada”, destacou.

 O magistrado relata, também, que antigamente não se aceitava a responsabilização  na justiça pela indústria do fumo, mas que esta realidade está mudando. “Os Estados Unidos, durante 40 anos, se recusaram em responsabilizar a indústria do fumo. E hoje já tem centenas de ações vitoriosas. E o livro explora esse aspecto e mostra como a questão está hoje nos Estados Unidos, no Canadá e na Itália”, afirmou.

A obra é dividida em partes. A parte técnica está relacionada à saúde, com os médicos mostrando todos os danos causados pelo tabaco. A parte mais jurídica, em primeiro momento do Direito Comparado, mostrando como a questão se coloca hoje no exterior, e depois com juristas convidados, analisando aspectos que costumam ser debatidos nos processos judiciais que envolvem a responsabilização da indústria do fumo.

A doutora em Direito pela PUC/RS Tula Wesendonck, que também é coautora da obra, participou da sessão de autógrafos. Prestigiaram o evento a direção da ESM, representada pelo vice-diretor, Roberto Ludwig, magistrados, estudantes de Direito, amigos e familiares dos autores. A obra, que conta com o apoio do CNPQ e FAPERGS, encontra-se para venda em livrarias e também pelo link https://www.travessa.com.br/direito-e-saude-o-caso-do-tabaco/artigo/1509f760-9bfa-489b-907b-5f9c04b7a7af

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

21/03/2019

Curso de Atualização para Magistrados desta edição teve como tema principal Os Meios Autocompositivos de Solução de Conflitos

Os meios autocompositivos de solução de conflitos foi o tema da abertura do Curso de Atualização para Magistrados (CAM), que aconteceu na última quarta-feira (20), na Escola Superior da Magistratura. Esses meios - a mediação e a conciliação - são figuras de facilitação e possibilitam que a resolução de conflitos existentes no meio social seja mais rápida e com menor

15/03/2019

Primeiro encontro de 2019 do Núcleo de Estudos em Mediação é marcado com palestra ministrada por Carolina Pellegrini

Os usos e práticas dos advogados em conflitos familiares judicializados foi o tema abordado na palestra realizada na noite do dia 13 de março, ministrada pela advogada e mestre em Direito Carolina Pellegini. Promovido pelo Núcleo de Estudos em Mediação (NEM), o encontro aconteceu no miniauditório da Escola Superior da Magistratura. No evento, Carolina, que também é mediadora, apresentou os

18/02/2019

ESM recebe Katerina Soulou para palestra sobre Justiça Restaurativa e Terrorismo

Katerina Soulou, doutoranda e professora da AixMarseille University e membro do Conselho do Fórum Europeu para a Justiça Restaurativa, estará na Escola Superior da Magistratura na próxima quinta-feira, 21/2, às 19h, para uma palestra sobre Justiça Restaurativa e Terrorismo.

15/02/2019

Conheça os bolsistas do APROVAJURIS 2019

Everton Gaspar (esquerda) e Felipe Conde Machado (direita), inscritos como cotistas, obtiveram melhor desempenho no 11º Concurso Simulado da ESM A Escola Superior de Magistratura da AJURIS realizou, no último dia 26, o 11° Concurso Simulado. Além de testarem seus conhecimentos sobre a magistratura, os dois candidatos com melhor desempenho na prova objetiva, inscritos como cotistas, foram contemplados com bolsas integrais

15/02/2019

Pesquisa AMB: Magistrado gaúcho é referência nacional na fundamentação de sentenças

O desembargador gaúcho Ingo Wolfgang Sarlet, professor e integrante do Conselho Científico Pedagógico da Escola da AJURIS, aparece como o único brasileiro entre os cinco autores de obras acadêmicas e filosóficas mais citados nas fundamentações de decisões jurídicas do país. O reconhecimento é apontado por pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Magistrados (AMB) sobre o perfil da magistratura nacional. 

15/02/2019

Comunicado

Informamos que a nossa linha telefônica (51) 3284-9000 está temporariamente indisponível. Trabalhamos para que o problema seja solucionado o mais breve possível. Caso necessite, entre em contato pelos números (51) 3284-9017 ou (51) 3284-9018. Nosso WhatsApp é o (51) 99725-9190. Agradecemos a sua compreensão.