A advogada Manuela Scalco Mallmann, professora de Mediação da Escola da Magistratura da AJURIS, foi uma das palestrantes convidadas do Evening of Inspiration for Mediation in Norway, promovido no último dia 25 de novembro pelo Wægger Negotiation Institute, de Oslo. Além de Manuela, especialistas na matéria da Suécia, Estados Unidos, Singapura, Grécia e Austrália participaram do encontro internacional, com relatos de como a mediação de conflitos atua em cada um dos países.
“Tivemos uma tarde de inspiração: ouvir relatos de outros países e contar um pouco do histórico e dos desafios de cada país usando a mediação como método de resolução de conflitos e uma eficaz ferramenta de resolução de disputas”, disse a professora da Escola da Magistratura.
Em sua apresentação, Manuela contou que a Resolução do CNJ 125, de 2010, institui a Mediação no sistema jurídico brasileiro e fez um histórico de como o assunto funciona no dia a dia da atividade jurisdicional. “Um dos diferenciais que eu percebi da minha participação junto a colegas de outros países foi o reconhecimento da capacitação da Escola na preparação de profissionais para a mediação”, afirmou, lembrando que durante a preparação na Escola da Magistratura, os mediadores recebem constante acompanhamento dos professores em sua formação e estágio até concluírem o curso.
“Trabalhamos sempre com a ideia que fazer mediação é devolver para a pessoa o poder de tomar as decisões sobre a vida dela. A mediação serve como esse canal de empoderamento da pessoa sobre sua vida, fortalecendo seus recursos próprios, e isso ficou presente em todas as apresentações”, disse.