O desembargador Jayme Weingartner Neto formalizou na tarde da última quinta-feira (19/8) seu afastamento da direção da Escola da Magistratura da AJURIS. No mesmo dia, o presidente da Associação, Orlando Faccini Neto, encaminhou ofício à presidência do Tribunal de Justiça do RS requerendo a designação da vice-diretora, Patrícia Laydner, como a nova diretora e indicando a magistrada Clarissa Costa de Lima como vice-diretora interina até o final da gestão.
Na tarde da última quarta-feira (18/8), durante a abertura do Curso de Atualização para Magistrados (CAM) Direito de Família, Faccini aproveitou a ocasião para fazer um agradecimento a Weingartner por sua atuação na direção da Escola:
“Vivemos um período em que alguns apenas criticam, não contribuem, jamais elogiam, e Jayme jamais procedeu dessa maneira: na elaboração dos cursos, no diálogo acadêmico e na sua atuação consistente na Escola da Magistratura, deixa a marca dos construtores de caminhos, do diálogo e do amor pelo Direito. Tudo sempre permeado por seu jeito gentil, elegante, um jeito macio de se apresentar. Sentiremos falta de nosso diretor da Escola, mas desejamos que siga com alegria uma nova trajetória, com a certeza de que a Escola da AJURIS estará bem cuidada pelas colegas Patrícia e Clarissa, que, tenho certeza, realizarão um excelente trabalho”.
Em sua mensagem de despedida aos magistrados e aos funcionários da Escola, o diretor que se afasta lembrou que “a Escola da Magistratura, a joia da coroa da AJURIS, do alto da sua tradição de mais de 40 anos, está muito viva. A Escola segue referência nacional e cumpre sua missão institucional. A Escola está saudável, tem planejamento e gestão estratégica. A Escola, de tantos gigantes, Daiello, Ruy Rosado, Eladio, é do tamanho do brilho, do valor, da pluralidade e da dedicação da magistratura. A Escola busca inovação e vivencia a ética e o humanismo nas suas formações”.