Previous Next

Professor da Escola da AJURIS ministra palestra em Harvard Law School

O Professor da Escola da AJURIS, Desembargador Ingo Wolfgang Sarlet, ministrará palestra em Harvard Law School nos Estados Unidos.

O magistrado fará a apresentação no dia 25 de abril, sobre o tema “Conceito de Direitos Fundamentais na Ordem Constitucional Brasileira e o papel do Poder”. Ingo Sarlet, destacará a aplicação desses conceitos no Brasil.

Harvard Law School é uma das mais prestigiadas instituições de ensino superior do mundo vinculada à Harvard University. Fundada em 1636, é a mais antiga escola de Direito ainda em atividade nos Estados Unidos. 

Ingo Sarlet é doutor em Direito pela Universidade de Munique (1997), com diploma revalidado como doutor em direito do Estado pela Universidade de São Paulo, foi pesquisador visitante com bolsa do Instituto Max Planck de Direito Social em Munique e de Direito privado em Hamburgo, este último agora em 2017. Foi pesquisador  visitante na Harvard Law School (EUA), do Doutorado em Direitos Humanos da Universidade Pablo de Olavide, em Sevilha (Espanha), da Universidade Católica Portuguesa, da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (Portugal), do Instituto de Estudos Avançados em Stellenbosh (África do Sul) e do Curso de Mestrado em Direito Constitucional Europeu da Universidade de Granada (Espanha).Ingressou na carreira da magistratura do Rio Grande do Sul como juiz de direito em 1991 e foi promovido, pelo critério de antiguidade, ao cargo de desembargador do TJ-RS em 2015. É membro da Comissão de Direitos Humanos do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS).Recebeu o Prêmio Jabuti 2014, segundo lugar na categoria direito, como um dos coordenadores do livro Comentários à Constituição do Brasil, e em 2015 foi um dos finalistas do prêmio com o livro Direito Ambiental — Introdução, Fundamentos e Teoria Geral.

Atualmente, Ingo é professor da Escola Superior da Magistratura (ESM) e titular da faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUCRS. O magistrado participa do evento à convite, com custas pagas pela Harvard.

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

21/08/2017

Professor Irion coordena grupo de trabalho na ENFAM

O professor da Escola da AJURIS, Paulo Augusto Oliveira Irion, foi convidado pela Diretora-Geral da ENFAM, ministra Maria Thereza de Assis Moura, para  atuar como responsável pelo grupo de  trabalho com o campo temático: "Poder Judiciário e superpopulação prisional: o colapso do sistema de justiça criminal e a cultura do encarceramento".

21/08/2017

Diretor da Escola da AJURIS participa do IV Simpósio de Processo Civil

O Diretor da Escola da AJURIS, Cláudio Martinewski participou, na última sexta-feira (18), do IV Simpósio de Processo Civil realizado pela  Instituto da Ordem dos Advogados do Rio Grande do Sul (IARGS).

17/08/2017

EM FOCO: Usucapião Extrajudicial

A Fundação Escola Notarial e Registral do Rio Grande do Sul - Fundação ENORE e a Escola Superior da Magistratura da AJURIS - Escola da AJURIS, promoverão mais uma edição do Em Foco.

17/08/2017

Inscrições abertas para o curso de Constelações Familiares

As inscrições estarão abertas até o dia 30 de agosto de 2017, enquanto houver vagas!

15/08/2017

Escola Superior da Magistratura e Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados realizam encontro

Na última sexta-feira (11/8), a Direção da Escola Superior da Magistratura (ESM), realizou reunião com  o  Presidente da Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), Eladio Luiz da Silva Lecey e   com  as  supervisoras da mesma instituição, Ana Lourdes Vilela e  Fabiana de Oliveira Matos.

15/08/2017

Magistrado de Santa Catarina participa do CAM de Violência Doméstica

O magistrado Eduardo Passold Reis, da comarca de Curitibanos em Santa Catarina, participou do Curso de Atualização para Magistrados (CAM) de Violência Doméstica, realizado entre os dias 9 e 11 de agosto na sede da Escola da AJURIS.