Previous Next

Leoberto Brancher reassume a coordenação do Núcleo de Justiça Restaurativa

A partir desta data (19/5), o Juiz de Direito, Dr. Leoberto Brancher reassumirá a coordenação do Núcleo de estudos de Justiça Restaurativa da Escola Superior da Magistratura (ESM).

 

A  co-coordenação do Núcleo ficará a encargo da Juíza de Direito do juizado de violência doméstica  da comarca de Novo Hamburgo, Dra. Andrea  Cenne e  do  responsável pelo Centro Judicial de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Porto Alegre, o juiz de Direito, Dr. Fábio Heerdt.

Em 13 de agosto de 2004, foi fundado o Núcleo de Estudos de Justiça Restaurativa da ESM.  

O núcleo surgiu, por  iniciativa  de  um  grupo de estudos formado por juízes e pessoas ligadas à infância e a juventude, que mais tarde, inspirariam  o Projeto  Justiça XXI, o qual  surgiu primeiro como piloto, ainda no ano de 2005, introduzindo a Justiça Restaurativa no Brasil.

Em 2015, o  Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ) institucionalizou a Justiça Restaurativa como política judiciária e desde então,  o projeto ficou conhecido como o Programa Justiça Restaurativa  para o Século XXI, espaço de encontro do movimento.

Atualmente, o  Núcleo de Estudos é um espaço de reflexão, de leituras, de troca de materiais e partilha das experiências. 

As reuniões estão abertas à participação de todas as pessoas interessadas em conversar sobre a temática da Justiça Restaurativa, conhecer experiências exitosas e contribuir com a difusão da cultura da paz e da transformação dos conflitos.

Para receber as mensagens e os comunicados do Núcleo, é necessário encaminhar pedido de inscrição, informando nome, endereço, telefones de contato e e-mail, para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Mais informações sobre o núcleo acessar o link:http://www.escoladaajuris.org.br/esm/nucleos-de-estudo/justica-restaurativa.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

17/07/2017

Magistrada representa a Escola da AJURIS no IACL

A juíza de Direito, Patrícia Antunes Laydner, representou a Escola da AJURIS na Palestra de Abertura da 16ª IACL Conference - Consumer Protection and Economic Development.

17/07/2017

Precedentes do novo CPC é tema de palestra na ESM

Na última quarta-feira (12/07), a Escola Superior da Magistratura (ESM) promoveu a palestra “Precedentes  no novo CPC – Estudo Comparativo Brasil e Portugal” em sua sede.

17/07/2017

Assembleia é contra extinção de zonas eleitorais

Os deputados líderes da Assembleia Legislativa do RS manifestaram contrariedade à extinção de zonas eleitorais no país nesta terça-feira (11/7).

14/07/2017

Magistrada da Justiça Militar participa do Curso de Atualização para Magistrados

A magistrada titular da auditoria da Justiça Militar de Santa Maria, Eliane Soares, participou do Curso de Atualização para Magistrados (CAM), com o tema Direito do Consumidor realizado esta semana pela Escola da AJURIS. 

14/07/2017

AJURIS lamenta a morte da professora Ada Pellegrini Grinover

A AJURIS e a Escola da AJURIS lamentam o falecimento da jurista ítalo-brasileira e professora Ada Pellegrini Grinover ocorrido nesta quinta-feira (13/7), aos 84 anos, em São Paulo. 

13/07/2017

Livro produzido a partir de debates do Núcleo de Direito Constitucional é lançado na Escola da AJURIS

Aconteceu, na noite desta quinta-feira (13/7),  a sessão de autógrafos e o lançamento do livro “A Proteção Judicial da Probidade Pública e da Sustentabilidade”.