Previous Next

Magistrados gaúchos participam de curso na ENFAM

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) iniciou, nesta terça-feira (13), a primeira turma do Módulo 3, do Nível 1, do curso de Formação de Formadores.

Foram inscritos 96 participantes para a ação educacional que ocorre, em Brasília (DF), até dia 14 de junho. Entre eles, os magistrados gaúchos, Des. Cláudio Martinewski,  Diretor da Escola da AJURIS, Dr. Roberto Ludwig ,  juiz de Direito da comarca de Porto Alegre,  Dr. Mateus da Jornada Fortes , da comarca de Frederico Westphalen e Dr. Mário Guerreiro  da comarca de Uruguaiana.

Essa terceira etapa faz parte do novo currículo da formação de formadores da Enfam para 2017 e tem como foco o desenvolvimento docente. Participam dessa etapa magistrados e servidores das áreas pedagógicas das escolas judiciais e de magistratura que já tenham concluído os demais módulos.

O Módulo 1 foi concebido em três dias presenciais – 24 horas-aula, e o Módulo 2, que visa a sedimentação da base teórico-prática sobre o trabalho docente no que se refere a planejar e realizar o ensino, é realizado em 40 horas-aula, na modalidade de educação a distância.

Objetivos

De forma geral, o Módulo 3, que é realizado em 16 horas-aula, visa possibilitar aos formadores condições para analisar, reflexivamente, a prática docente, levando em consideração o percurso do trabalho e a formação no âmbito da magistratura.

Os objetivos específicos do curso preveem que os magistrados formadores consigam analisar o processo de formação e a atividade docente no contexto da magistratura; avaliar aspectos relacionados ao trabalho desenvolvido pelo magistrado formador a partir da sua prática docente, sob uma perspectiva ética e humanística; e relatar a percepção sobre os fundamentos pedagógicos e a prática docente, quanto às metodologias ativas e à avaliação.

 O curso segue até amanhã (14), com aulas, debates e atividades em grupo.

Fonte: imprensa ENFAM

 

 

 

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

14/12/2017

Princípios do Direito Probatório é tema de palestra na ESM

A Escola Superior da Magistratura (ESM) promoveu a palestra Princípios do Direito Probatório, na tarde da última quarta-feira (13), no miniauditório da Escola.

12/12/2017

ESM ministra capacitação que propõe cultura de paz em Lajeado

A Escola Superior da Magistratura (ESM) promoveu, entre os meses de outubro e novembro, o curso Círculos de Construção de Paz e Círculos em Movimento - a criação de uma comunidade escolar restaurativa em Lajeado.

12/12/2017

Palestra Novidades no Processo de Execução

A Escola da AJURIS convida a todos e todas para participarem da palestra Novidades no Processo de Execução, que será realizada no dia 14 de dezembro de 2017, no horário das 15h às 17h, no miniauditório da instituição.

11/12/2017

Últimos dias para inscrições com desconto promocional no AprovAJURIS

As inscrições com desconto promocional  no APROVAJURIS encerram no dia 22 de dezembro!

11/12/2017

ESM realizou curso sobre Parcerias Público-Privada em Brasília

No dia 05 de dezembro de 2017, na cidade de Brasília/DF, sob a coordenação do Estado-Maior do Exército/Escritório de Projetos do Exército (EPEx), encerrou o Curso de Parcerias Público-Privada (PPP), ministrado pela Escola Superior de Magistratura (ESM).

11/12/2017

Palestra Princípios do Direito Probatório

A Escola da AJURIS convida a todos e todas para participarem da palestra Princípios do Direito Probatório, que será realizada no dia 13 de dezembro de 2017, no horário das 15h às 17 no miniauditório da instituição.