Previous Next

Magistrados gaúchos participam de curso na ENFAM

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) iniciou, nesta terça-feira (13), a primeira turma do Módulo 3, do Nível 1, do curso de Formação de Formadores.

Foram inscritos 96 participantes para a ação educacional que ocorre, em Brasília (DF), até dia 14 de junho. Entre eles, os magistrados gaúchos, Des. Cláudio Martinewski,  Diretor da Escola da AJURIS, Dr. Roberto Ludwig ,  juiz de Direito da comarca de Porto Alegre,  Dr. Mateus da Jornada Fortes , da comarca de Frederico Westphalen e Dr. Mário Guerreiro  da comarca de Uruguaiana.

Essa terceira etapa faz parte do novo currículo da formação de formadores da Enfam para 2017 e tem como foco o desenvolvimento docente. Participam dessa etapa magistrados e servidores das áreas pedagógicas das escolas judiciais e de magistratura que já tenham concluído os demais módulos.

O Módulo 1 foi concebido em três dias presenciais – 24 horas-aula, e o Módulo 2, que visa a sedimentação da base teórico-prática sobre o trabalho docente no que se refere a planejar e realizar o ensino, é realizado em 40 horas-aula, na modalidade de educação a distância.

Objetivos

De forma geral, o Módulo 3, que é realizado em 16 horas-aula, visa possibilitar aos formadores condições para analisar, reflexivamente, a prática docente, levando em consideração o percurso do trabalho e a formação no âmbito da magistratura.

Os objetivos específicos do curso preveem que os magistrados formadores consigam analisar o processo de formação e a atividade docente no contexto da magistratura; avaliar aspectos relacionados ao trabalho desenvolvido pelo magistrado formador a partir da sua prática docente, sob uma perspectiva ética e humanística; e relatar a percepção sobre os fundamentos pedagógicos e a prática docente, quanto às metodologias ativas e à avaliação.

 O curso segue até amanhã (14), com aulas, debates e atividades em grupo.

Fonte: imprensa ENFAM

 

 

 

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

21/08/2017

Professor Irion coordena grupo de trabalho na ENFAM

O professor da Escola da AJURIS, Paulo Augusto Oliveira Irion, foi convidado pela Diretora-Geral da ENFAM, ministra Maria Thereza de Assis Moura, para  atuar como responsável pelo grupo de  trabalho com o campo temático: "Poder Judiciário e superpopulação prisional: o colapso do sistema de justiça criminal e a cultura do encarceramento".

21/08/2017

Diretor da Escola da AJURIS participa do IV Simpósio de Processo Civil

O Diretor da Escola da AJURIS, Cláudio Martinewski participou, na última sexta-feira (18), do IV Simpósio de Processo Civil realizado pela  Instituto da Ordem dos Advogados do Rio Grande do Sul (IARGS).

17/08/2017

EM FOCO: Usucapião Extrajudicial

A Fundação Escola Notarial e Registral do Rio Grande do Sul - Fundação ENORE e a Escola Superior da Magistratura da AJURIS - Escola da AJURIS, promoverão mais uma edição do Em Foco.

17/08/2017

Inscrições abertas para o curso de Constelações Familiares

As inscrições estarão abertas até o dia 30 de agosto de 2017, enquanto houver vagas!

15/08/2017

Escola Superior da Magistratura e Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados realizam encontro

Na última sexta-feira (11/8), a Direção da Escola Superior da Magistratura (ESM), realizou reunião com  o  Presidente da Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), Eladio Luiz da Silva Lecey e   com  as  supervisoras da mesma instituição, Ana Lourdes Vilela e  Fabiana de Oliveira Matos.

15/08/2017

Magistrado de Santa Catarina participa do CAM de Violência Doméstica

O magistrado Eduardo Passold Reis, da comarca de Curitibanos em Santa Catarina, participou do Curso de Atualização para Magistrados (CAM) de Violência Doméstica, realizado entre os dias 9 e 11 de agosto na sede da Escola da AJURIS.