Previous Next

Magistrada da Justiça Militar participa do Curso de Atualização para Magistrados

A magistrada titular da auditoria da Justiça Militar de Santa Maria, Eliane Soares, participou do Curso de Atualização para Magistrados (CAM), com o tema Direito do Consumidor realizado esta semana pela Escola da AJURIS. 

Eliane foi aluna da Escola da AJURIS, funcionária do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, antes de prestar o concurso para a Justiça Militar. “Sempre acompanhei os cursos, palestras e acho necessário e obrigatório que juízes e operadores de Direito se atualizem. Sempre busco fazer cursos de atualização, não somente na área penal”.

Segundo a magistrada o “diálogos das fontes” é extremamente importante. “Não existem mais áreas isoladas, não somos justiças especializadas estanques. O direito do esquecimento, utilizado atualmente, no Direito do Consumidor, é um exemplo. A origem dele foi no Direito Penal. Esses temas se comunicam. As matérias utilizadas no Direito Penal, vem do Direito Administrativo, do Direito Constitucional. E os eventos e cursos que a Escola da AJURIS promove atendem a essa expectativa”.

De acordo com Eliane, a circulação de informações pela Internet se expande rapidamente e afeta a sociedade. “Dentro dos tribunais militares, questões de divulgações de imagem da internet são julgados. Temos que saber como os tribunais estão se posicionando em relação ao assunto para poder julgar esses assuntos da melhor forma possível ” destaca Eliane.

A magistrada ressalta que a integração, o aperfeiçoamento e a busca de informações devem ser permantemente buscadas, seja presencial ou online. “ O juiz tem que ter mente aberta a novas matérias, a novos estudos. A obrigação dele é de prestar da melhor forma possível a jurisdição, pois decidir a vida dos outros é uma grande responsabilidade ”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

16/11/2017

EM FOCO debate o tema Mediação, Conciliação e Arbitragem na área Notarial e Registral

 A Escola Superior da Magistratura (ESM) em parceria com  a Fundação ENORE –RS   realizou na noite da última quinta-feira (08/11)  a 5ª  edição do evento EM FOCO – ESTUDOS NOTARIAIS E REGISTRAIS.

16/11/2017

Últimos dias para inscrições no curso intensivo para Juiz de Direito TJRS

As aulas iniciam na próxima segunda-feira (20/11)!

14/11/2017

Em comemoração dos 37 anos da ESM, a direção presta homenagem a seus Ex-Diretores

Os Ex-Diretores da Escola Superior da Magistratura receberam da Direção da instituição uma lembrança em comemoração dos seus 37 anos.

14/11/2017

ENFAM reconhece a ESM-AJURIS como escola formadora de mediadores do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul

A Escola Superior da Magistratura do Rio Grande do Sul (ESM/AJURIS) requereu e foi reconhecida pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), conforme Portaria  nº 3, de 20 de outubro de 2017, como Instituição Formadora de Mediadores Judiciais do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

13/11/2017

Direção da ESM participa do encerramento do CAM

A Vice-Diretora da Escola Superior da Magistratura (ESM), Rosana Broglio Garbin, participou, na tarde da última sexta-feira (10/11) do encerramento  do Curso de Atualização para Magistrados (CAM).

13/11/2017

Escola da AJURIS é visitada por alunos de Santa Maria

Os alunos da Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES/RS) visitaram a Escola Superior da Magistratura (ESM) na tarde da útlima sexta-feira (9/11).