moodle ajuris responsive
Previous Next

NEPC entrega Relatório Preliminar de pesquisa ao Ministério Público

O relatório foi entregue na última sexta-feira (1/12).

Na presença da Vice-Diretora da Escola Superior da Magistratura (ESM),  Rosana Broglio Garbin, o Núcleo de Estudos de Processo Coletivo (NEPC) realizou a entrega  do relatório preliminar  da pesquisa Área de Preservação Permanente da Mata Ciliar: Estudo Exploratório sobre a Adequação das Legislações de Municípios Gaúchos ao Artigo 4º da Lei nº 12.651/2012   ao Promotor de Justiça Coordenador do  Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA),  Daniel Martini.

 Após a entrega, Martini fez exposição oral, elogiando a iniciativa, que subsidiará orientação aos Promotores de Justiça que oficiam nas Comarcas onde a pesquisa apontou a desconformidade da legislação municipal aos parâmetros do artigo 4º da Lei nº 12.651/2012.

A orientação aos promotores será no sentido de recomendarem aos  Prefeitos a elaboração e o encaminhamento de projetos de lei para a devida adequação legislativa, sem prejuízo, acaso necessário, do ajuizamento de ações civis públicas, para o controle difuso de constitucionalidade.

Ademais,  Martini colocou a Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) à inteira disposição do NEPC para o andamento do estudo.

A íntegra do Relatório preliminar pode ser acessada pelo seguinte link: http://www.escoladaajuris.org.br/esm/nucleos-de-estudo/processo-coletivo

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

19/07/2018

Curso Básico de Mediação - 6ª Edição

A Escola da AJURIS está com inscrições abertas para a 6ª edição do Curso Básico de Mediação. As aulas serão desenvolvidas entre os dias 13 e 31 de agosto, segunda à sexta-feira, na sede da Escola.

11/07/2018

Perspectivas do CPC/2015 para o terceiro ano de vigência

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) promoverá a palestra Perspectivas do CPC/2015 para o terceiro ano de vigência ministrada pelo professor doutor José Miguel Garcia Medina.

09/07/2018

Cognição e fundamentação das decisões judiciais sob o viés linguístico

A Escola Superior da Magistratura (ESM) promoverá no dia 10 de julho de 2018 (terça-feira), das 16h30min às 17h45min, em sua sede, a Palestra: Cognição e fundamentação das decisões judiciais sob o viés linguístico ministrada pelo professor e doutor Beclaute Oliveira Silva.

06/07/2018

Inscrições abertas para o curso Direito Digital e Redes Sociais 2018

A Escola da AJURIS está com inscrições abertas para o curso Direito Digital e Redes Sociais.  As aulas iniciarão no dia 06 de agosto.

05/07/2018

Congresso internacional do mestrado em Direitos Humanos e Justiça tem inscrições abertas

 O  congresso será realizado entre os dias 8 e 10 de agosto de 2018.

04/07/2018

EM FOCO - Legitimação Fundiária e Legitimação de Posse

A Escola da AJURIS em parceria com a fundação Escola Notarial e Registral do Rio Grande do Sul (ENORE) promoverá no dia 17 de julho de 2018 (terça-feira), às 19h30min, a palestra Legitimação Fundiária e Legitimação de Posse.