Previous Next

NEPC entrega Relatório Preliminar de pesquisa ao Ministério Público

O relatório foi entregue na última sexta-feira (1/12).

Na presença da Vice-Diretora da Escola Superior da Magistratura (ESM),  Rosana Broglio Garbin, o Núcleo de Estudos de Processo Coletivo (NEPC) realizou a entrega  do relatório preliminar  da pesquisa Área de Preservação Permanente da Mata Ciliar: Estudo Exploratório sobre a Adequação das Legislações de Municípios Gaúchos ao Artigo 4º da Lei nº 12.651/2012   ao Promotor de Justiça Coordenador do  Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA),  Daniel Martini.

 Após a entrega, Martini fez exposição oral, elogiando a iniciativa, que subsidiará orientação aos Promotores de Justiça que oficiam nas Comarcas onde a pesquisa apontou a desconformidade da legislação municipal aos parâmetros do artigo 4º da Lei nº 12.651/2012.

A orientação aos promotores será no sentido de recomendarem aos  Prefeitos a elaboração e o encaminhamento de projetos de lei para a devida adequação legislativa, sem prejuízo, acaso necessário, do ajuizamento de ações civis públicas, para o controle difuso de constitucionalidade.

Ademais,  Martini colocou a Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) à inteira disposição do NEPC para o andamento do estudo.

A íntegra do Relatório preliminar pode ser acessada pelo seguinte link: http://www.escoladaajuris.org.br/esm/nucleos-de-estudo/processo-coletivo

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

14/12/2017

Princípios do Direito Probatório é tema de palestra na ESM

A Escola Superior da Magistratura (ESM) promoveu a palestra Princípios do Direito Probatório, na tarde da última quarta-feira (13), no miniauditório da Escola.

12/12/2017

ESM ministra capacitação que propõe cultura de paz em Lajeado

A Escola Superior da Magistratura (ESM) promoveu, entre os meses de outubro e novembro, o curso Círculos de Construção de Paz e Círculos em Movimento - a criação de uma comunidade escolar restaurativa em Lajeado.

12/12/2017

Palestra Novidades no Processo de Execução

A Escola da AJURIS convida a todos e todas para participarem da palestra Novidades no Processo de Execução, que será realizada no dia 14 de dezembro de 2017, no horário das 15h às 17h, no miniauditório da instituição.

11/12/2017

Últimos dias para inscrições com desconto promocional no AprovAJURIS

As inscrições com desconto promocional  no APROVAJURIS encerram no dia 22 de dezembro!

11/12/2017

ESM realizou curso sobre Parcerias Público-Privada em Brasília

No dia 05 de dezembro de 2017, na cidade de Brasília/DF, sob a coordenação do Estado-Maior do Exército/Escritório de Projetos do Exército (EPEx), encerrou o Curso de Parcerias Público-Privada (PPP), ministrado pela Escola Superior de Magistratura (ESM).

11/12/2017

Palestra Princípios do Direito Probatório

A Escola da AJURIS convida a todos e todas para participarem da palestra Princípios do Direito Probatório, que será realizada no dia 13 de dezembro de 2017, no horário das 15h às 17 no miniauditório da instituição.