Núcleo de estudo

Mediação

O NEM (Núcleo de Estudo de Mediação) foi criado em 2002 na Escola Superior da Magistratura, por José Luis Bolzan de Morais, Procurador do Estado do Rio Grande do Sul, com a finalidade de promover um espaço para estudo sobre a Mediação de Conflitos.
Periodicamente o Nem Realiza encontros para o aprofundamento dos aspectos teóricos e práticos, reflexões e pesquisas sobre o tema.

Os projetos

Com o olhar voltado à comunidade, o NEM levou adiante, em 2007, o Projeto de Mediação Comunitária na Lomba do Pinheiro em Porto Alegre, preparando Mediadores comunitários e a estrutura básica de atendimento social.

Em 2013 o Núcleo colaborou com sugestões à proposta de construção do Código de Convivência do Município de Porto Alegre.

Em 2014, encaminhou sugestões à Comissão Legislativa do Código de Processo Civil e a Lei de Mediação.

Em 2017, por ocasião dos 15 anos do Núcleos, coordenado pela Desembargadora Genacéia Alberton, que esteve a frente do NEM por longos anos, promoveu durante o ano, palestras e encontros de relevância para a Mediação, dentre os quais destacou-se o tema Comunicação Não Violenta.

Em 2019 o NEM promoveu a primeira reunião híbrida do grupo, permitindo a participação dos integrantes que não moravam em Porto Alegre.

Em 2022, em comemoração as 20 anos do NEM, seus integrantes publicaram um e-book Semediando que compilou histórias de sucesso da Mediação, apresentadas no formato de contos. O lançamento oficial foi durante a Jornada de Mediação do Nupemec TJRS em novembro daquele ano.

As Inovações

Com o advento da pandemia de Covid-19, em 2020, à época coordenado pela Desa. Vanderlei Teresinha Tremia Kubiak, o núcleo passou a realizar seus encontros de forma virtual, alcançando Mediadores de todo o Brasil.

A Coordenação
Desde abril de 2020 o Núcleo de Estudos de Mediação é coordenado pela Juíza de Direito, Josiane Calleffi Estivalet recebendo o Núcleo das Coordenadoras anteriores, Desembargadora Genacéia Alberton e Desembargadora Vanderlei Teresinha Kubiak.

O NEM

Nas palavras da Desembargadora Genacéia Alberton, “a paixão pela mediação e a cooperação dos seus integrantes, consolidam o Núcleo de Estudos como um importante marco na história da mediação no Rio Grande do Sul”.

Notícias deste núcleo de estudo

Reuniões do Núcleo