Esse site usa cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
aceitarCoordenador do Núcleo: Josiane Caleffi Estivalet
Para Acessar o Webinário Acesse Aqui
No dia 08/07, o NEM coordenado pelas Dras. Josiane e Dulce realizou a segunda reunião virtual pela plataforma Zoom. O tema da reunião foi o CEJUSC Empresarial.
Na noite de quarta, 09 de setembro, o NEM foi brindado com a fala do Ministro do STJ Paulo Dias de Moura Ribeiro, indicado a concorrer ao Nobel da Paz 2020, que discorreu sobre "Novas Jurisdições para Solução de Controvérsias. Dentre os presentes os Mediadores integrantes do NEM, a Desembargadora Vanderlei Terezinha Kubiak, Corregedora do TJRS, Desembargador Francisco José Moesch, Desembargador Heleno Tregnago Saraiva , o Juiz de Direito Marcelo Cabral e a Juíza de Direito Dulce Oppitz (Coordenadora do Núcleo).
Resumo:
Este artigo apresenta uma pesquisa inédita, aplicada a 52 mediadores judiciais no Estado do Rio Grande do Sul, por meio de um questionário online. A pesquisa objetiva apresentar dados que colaborem na compreensão do perfil e das percepções daqueles que constroem, no cotidiano, a Política Judiciária de Tratamento Adequado dos Conflitos de Interesse no Judiciário gaúcho. Da mesma forma, identificar elementos que possibilitem compreender suas condições de trabalho no sistema de justiça, à partir da suas percepções. Entre os resultados, destacam-se a predominância de mulheres, profissionais da área do direito com alta escolarização, bem como a percepção de falta de reconhecimento e valorização da mediação e da força de trabalho do mediador por parte dos magistrados e da Administração do Tribunal gaúcho. Nesse sentido, o levantamento também busca contribuir para a avaliação e melhoria da Política Judiciária, para as condições de trabalho dos mediadores judiciais, e, consequentemente, do serviço público de mediação utilizado pela população em geral e pelos profissionais advogados(as) que, compreende-se, acaba por influenciar diretamente a procura pela autocomposição extrajudicial.
Leia o texto completo no link abaixo: Perfil e percepções do mediador judicial no Estado do Rio Grande do Sul-Aline Leão
Esse site usa cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
aceitar