Com a ideia de desenvolver, na Escola Superior da Magistratura (ESM-Ajuris), um espaço para estudo sobre a Mediação, em 2002, foi criado o Núcleo de Estudos de Mediação (NEM) pelo Procurador do Estado do Rio Grande do Sul e Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Unisinos, Dr. José Luís Bolzan de Morais.
Deste então, o NEM realiza encontros periódicos para promover o aprofundamento dos aspectos teóricos da Mediação através do estudo, reflexão e pesquisa sobre o tema. Além disso, o núcleo desenvolve uma importante proposta prática com ações e projetos de repercussão social, encontros de formação continuada e participação ativa em eventos na área de mediação.
Com o olhar voltado à comunidade, o NEM levou avante em 2007, o Projeto de Mediação Comunitária na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, preparando mediadores comunitários e a estrutura básica de atendimento social. Em 2013 colaborou com sugestões à proposta de construção do Código de Convivência do Município de Porto Alegre e, em 2014, encaminhou sugestões à comissão legislativa do Código de Processo Civil e da Lei de Mediação.
Os integrantes do Núcleo têm representado o NEM em Congressos Estaduais, Nacionais e Internacionais, apresentando proposições de ampliação de aplicação da Mediação no sstema judicial e extrajudicial.
Pela atuação intensa de seus integrantes, o Núcleo de Estudos de Mediação é um importante marco na história, desenvolvimento e promoção da mediação no Estado do Rio Grande do Sul.