Previous Next

O integrante do Núcleo de Estudos de Direito, Saúde e Bioética e colaborador da AJURIS, Professor Roberto Goldim recebeu o Fritz Jahr International Award for Research and Promotion of European Bioethics na Croácia.

A entrega da distinção ocorreu no dia 12 de maio, em votação unânime dos membros do júri, composto por especialistas na área de diferentes países.

Anualmente, um pesquisador que se destaque pelo trabalho realizado na área da Bioética recebe o "Fritz Jahr International Award for Research and Promotion of European Bioethics". 

A premiação reconhece esforços, qualidades e realizações na pesquisa e promoção da Bioética Européia - conceito que se refere ao conjunto de valores promovidos pelo patrimônio intelectual e cultural europeu, não a questões de localização geográfica. O candidato escolhido deve, também, demonstrar empenho no objetivo de promover avanços no campo da Bioética, com a adesão aos mais elevados padrões éticos. O nome do prêmio presta uma homenagem a Paul Max Fritz Jahr, teólogo e professor alemão responsável por empregar, pela primeira vez, o termo “Bioética”, no ano de 1927.

 O júri foi formado pelos professores e pesquisadores Hans-Martin Sass (Universidade de Ruhr em Bochum-Alemanha e Instituto Kennedy de Ética da Universidade Georgetown-Estados Unidos); Helene Roig (Instituto Borja de Bioética da Universidade Ramon Llull de Barcelona-Espanha); Ante Covic (Faculdade de Humanidades e Ciências Sociais da Universidade de Zagreb-Croácia); Iva Rincic (Faculdade de Medicina da Universidade de Rijeka-Croácia) e Amir Muzur (Faculdade de Medicina da Universidade de Rijeka-Croácia).

 Fonte: imprensa HCPA

Para participar do núcleo, manifeste interesse pelo e-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

O Núcleo de Estudos em Direito, Saúde e Bioética  convida para a sua reunião mensal, dia 09 de maio de 2017, terça-feira, das 13hs às 14h30min, na Sede da Escola Superior de Magistratura do Rio Grande do Sul, para tratar sobre o FORNECIMENTO DE MEDICAMENTOS: CONTORNOS BIOÉTICOS E JURÍDICOS.

A reunião contará com a participação especial da Doutora Leila Beltrami Moreira e o Juiz de Direito Eugênio Couto Terra.

A importância de estudar esta temática, entre outras razões, justifica-se pelo impacto do fornecimento de medicamentos para o Sistema Único de Saúde (SUS).

O Ministério da Saúde estima que as despesas com processos judiciais que obrigam o Sistema Único de Saúde (SUS) a fornecer quaisquer medicamentos demandados - mesmo que ainda não regulamentados no Brasil - cresceram mais de 1000% entre 2008 e 2015, passando de R$ 103 milhões para R$ 1,1 bilhão. (fonte do Instituto de Estudos Socioeconômicos – INESC, no documento DIREITO A MEDICAMENTOS:AVALIAÇÃO DAS DESPESAS COM MEDICAMENTOS NO ÂMBITO FEDERAL DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE ENTRE 2008 E 2015, Brasília, 2016. Acessível em   http://www.inesc.org.br/noticias/biblioteca/publicacoes/livros/2016/direito-a-medicamentos-avaliacao-das-despesas-com-medicamentos-no-ambito-federal-do-sistema-unico-de-saude-entre-2008-e-2015.

 

Doutora Leila Beltrami Moreira é Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, do Departamento de Farmacologia do Instituto de Ciências Básicas da Saúde; Coordenadora da Comissão de Medicamentos do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e Coordenadora do Mestrado Profissional em Pesquisa Clínica do HCPA 

Doutora Leila Beltrami Moreira é Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, do Departamento de Farmacologia do Instituto de Ciências Básicas da Saúde; Coordenadora da Comissão de Medicamentos do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e Coordenadora do Mestrado Profissional em Pesquisa Clínica do HCPA.

 

Doutor Eugênio Couto Terra é Mestre em Direito Público; Juiz titular da 10a. Vara  da Fazenda Pública  de Porto Alegre, especializada em saúde e meio ambiente.

 

Interessados, confirmar presença pelo e-mailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

MATERIAL DE APOIO PARA REUNIÃO, clique aqui.

 

Previous Next

O Núcleo de Direito, Saúde e Bioética realizou nesta quarta-feira (16) sua reunião mensal.

Estavam presentes no encontro a vice-diretora da Escola da AJURIS, Dra. Rosana Broglio Garbin, a desembargadora Denise Oliveira Cezar, o desembargador José Antônio Daltoé Cezar e a coordenadora do Núcleo, Dra. Márcia Santana Fernandes.

A reunião teve como tema Bioética e gênero: questões de saúde e violência contra mulher e foi apresentado pelo Dr. Roberto Arriada Lorea.

Página 1 de 3